quinta-feira, 14 de junho de 2007

TCC - Conceito


INTEGRANTES:
Adriano, Alessandro, Daniel, Denis, Diego, Diogo e Rafael.

Somos um grupo de designers e estamos realizando um Trabalho de Conclusão de Curso, que pretende mostrar a existência de um Design genuinamente latino-americano.

Conforme o desenvolvimento de nosso trablaho, iremos relatar alguma das principais experiências e o envolvimento com esse tema, a fim de divulgar e incentivar, nós designers latino-americanos, a trocarmos informações e buscarmos nossa própria identidade cultural.


Para a criação de nosso projeto, pesquisamos não apenas referências das “raízes do design” (que provem da Europa), mas também observamos o panorama artístico-visual da América Latina, que serão utilizados nos elementos projetuais e nas referências que farão parte do nosso desenvolvimento.

A primeira referência Latina que já vem sendo utilizada no projeto teórico é Ruben Fontana, designer e tipógrafo argentino, editor da revista “Tipográfica TPG”. Procuramos estender o uso dos alfabetos Fontana e Andalis desenvolvidas pelo próprio Ruben, usaremos fontes de outras foundries como Sud Tipos (Argentino) e Kimera (México).

Nossa produção visual pretende unificar os estudos que o grupo realizou com base na história do design mexicano e com o panorama atual das novas mídias e tecnologias da web. Todos os elementos característicos que foram pesquisados serão somados ao estilo do grupo, gerando uma linguagem autoral que potencializará a releitura dos elementos estudados.

Nas peças que serão desenvolvidas, mostraremos, através do trabalho de Posada, os conflitos políticos e sociais do povo mexicano e como o gravurista se empenhava com seus estudos e inovações a favor da gravura.

Esses serão os principais pontos a serem mostrados no trabalho final, e estarão divididos como “Sociedade e Política”, na peça gráfica; e a “Técnica e Linguagem”, na peça on-line.

A peça gráfica discutirá os pontos técnicos e estéticos da obra do gravurista, mostrando como o ele se “adaptou” as limitações técnicas em que foi submetido e como isso foi somado ao seu estilo, contribuindo para a construção de sua linguagem.

A peça on-line trará um estudo da obra de Posada inserida na sociedade e a maneira como ele trabalhava a serviço da revolução, possibilitando a discussão sobre a “função” do artista dentro do processo revolucionário. Ambas as peças demonstrarão a importância do gravurista e sua relação com o design.

2 comentários:

Anônimo disse...

acho bem legal a iniciativa d vcs...

Lorena! disse...

Muito boa a ressalva que o grupo faz sobre a "função" do artista num dado processo revolucionário,em uma relidade social concreta! A arte não pode e nem deve ser "culturalista",é necessário compreender todo o dinamismo histórico humano! Afinal como já dizia uma antiga canção onde, todo artista tem que ir aonde o povo está!rs...
Parabéns pelo trabalho! Viva a América Latina Livre!