sábado, 24 de novembro de 2007

Política – El Mosquito Americano


Posada realizou diversos trabalhos que demonstram a indignação do povo mexicano, podemos perceber isso através de sua ilustração para o corrido “El Mosquito Americano”.

No período de industrialização, o México estava sendo explorado pelos norte-americanos, juntamente com alguns outros países europeus, que buscavam lucro e se empenhavam para que não houvesse mais quedas nas taxas de lucro. Nesta época, ocorreram fusões nas empresas ferroviárias, ocasionando o surgimento da Empresa de Estradas de Ferro do México, onde o governo mexicano possuía 50% das ações. Como os Estados Unidos estavam interessados no crescimento das redes ferroviárias, iniciaram um grande investimento ao lado dos ingleses e franceses.

A vinda desses novos investidores foi proporcionada pelo presidente Porfírio Diaz, que abriu as portas do México, visando o desenvolvimento da economia do país. Em seu regime, Porfírio não se preocupou com o lado social do povo, pois as construções ferroviárias permitiram com que as terras dos indígenas e camponeses fossem exploradas pelos estrangeiros, e como não possuíam os títulos de suas propriedades, o governo as vendeu, sem que houvesse qualquer tipo de acordo.

Essa inquietação social, vivida pela classe trabalhadora, foi retratada pelo corrido “El Mosquito Americano”, onde aparecem pessoas fugindo do ataque de cinco grandes mosquitos que fazem à alusão dos norte-americanos trazidos pela influência de Porfírio Diaz, para o desenvolvimento das ferrovias, e outros aspectos do crescimento mexicano. Por outro lado podemos ver que existe a possibilidade deste corrido estar ligado o termo Dólar Americano e fazendo referência à entrada dos Yankees no México, que atacaram todas as classes da sociedade.

FIGURA: El Mosquito Americano, 1903. 7,9 x 12,7 cm
FONTE: FONDO EDITORIAL de La Plástica Mexicana: 367

Nenhum comentário: