sábado, 24 de novembro de 2007

Política – El Motín de los Estudiantes


Em meados de 1890, Posada formalizou um contrato com o editor Antonio Venegas Arroyo para trabalhar na “La Gaceta Callejera” que significa (A Gazeta das Ruas) e nessa mesma data surgiram as primeiras ilustrações de Posada nesse periódico. Algumas de suas gravuras se referiam aos motins “anti-reelecionistas” ao governo de Porfírio Diaz.

Venegas Arroyo se especializou com as gazetas populares, impressionando a população do México com matérias sobre catástrofes, crimes, escândalos religiosos, incêndios, processos sensacionalistas, peregrinações e milagres.

Na gravura “El Motín de los Estudiantes”, publicada na Gaceta Callejera de maio de 1892, Posada mostra o motim de estudantes liberais que eram contra a reeleição de Porfirio Diaz. Nessa ilustração visualizamos o momento em que os estudantes demonstraram honra ao revolucionário Padre Hidalgo, pois pretendiam invadir a catedral para soar o sino, mas foram repreendidos pela polícia, onde muito deles foram presos. Esse e muitos outros movimentos anti-reeleicionistas foram enfatizados por jornais e corridos ilustrados por José Guadalupe Posada.

FIGURA: José Motím de estudantes – La Gazeta Callejera. Número 1 – 1892
FONTE: FONDO EDITORIAL de La Plástica Mexicana: 40

Nenhum comentário: