sábado, 24 de novembro de 2007

Religião – A Morte


Podemos perceber a relação que os mexicanos têm com a morte, no dia dois de Novembro, com a tradição popular do Dia dos Mortos, pois ocorrem diversas manifestações diante do tema Morte, que se revelam na poesia, na música, na arte popular ou na culinária, com suas tradicionais “caveiras de açúcar” e com o pão de morto.

Pela tradição os mexicanos acreditam que as almas retornam com suas personalidades iguais de quando eram vivos, por isso seus gostos continuam os mesmo e são satisfeitos nas oferendas e as suas respectivas “caveiras” estarão sempre vestidas representando a profissão que o falecido teve em vida ou com acessórios que tornem a “caveira” parecida com o morto. A festa tem o propósito de preparar as crianças e os adultos com a idéia da morte, para que a aceite como parte inevitável da existência humana.

Para os mexicanos o culto aos mortos não é uma aberração do espírito, pelo contrário, é um ato de fé na eternidade do homem e de suas obras. Os mexicanos guardam consigo, a recordação de seus falecidos, porque reconhecem o melhor de cada um deles. Através do tempo o povo veio aprendendo a conservar a memória de todos aqueles que no passado lutaram pela liberdade, defenderam seus direitos ou foram mártires nas lutas. Dessa maneira, os mortais conquistam sua imortalidade.

Nenhum comentário: