sábado, 24 de novembro de 2007

Sociedade – Corrupies, pueblo y tahures


José Guadalupe Posada sempre buscou uma interpretação rápida e direta, em suas gravuras, por isso em algumas gravuras, ele utiliza “metáforas” indicando a situação em que o povo se encontrava ou seu momento político. Nessas ocasiões, o gravurista faz uso da tipografia, na composição de suas ilustrações, para esclarecer os personagens de suas composições.

FIGURA: Gurrupies, pueblo y tahures - Gil Blas, 1893
FONTE: FONDO EDITORIAL de La Plástica Mexicana: 318


Percebemos essa abordagem, ao vermos esta figura, que mostra dois homens aparentemente bem vestidos sacrificando um terceiro homem em uma morça, mostrando como a “classe mais elevada” se aproveita do povo. É importante ressaltar que a maioria dos “significados” são indicados por textos, sempre inseridos esteticamente na composição.

A palavra “Corrupies”, que significa “Corruptos” aparece na roupa do homem que está no lado esquerdo. A palavra no plural traz esse personagem como o representante de toda uma classe social. No centro da ilustração a palavra “Pueblo” está escrita no corpo do homem que está sendo explorado, no lado direito do desenho um homem que também veste um traje que representa a burguesia, essa figura está recebendo os “recursos extraídos” do povo, e tudo vai para a cartola que está em suas mãos. Nessa cartola está escrito “Tahur” que significa “Jogadores” entre esses podemos classificar apostadores e outros praticantes de jogos típicos da burguesia. Esta figura nos mostra um ponto muito comum nos trabalhos de Posada, que é trazer figuras singulares como representantes de determinadas “classes sociais”.

Nenhum comentário: