sábado, 24 de novembro de 2007

Sociedade – Jesús Bruno Martinez


José Guadalupe Posada produziu diversas ilustrações que envolveram os crimes realizados por Jesús Bruno Martinez, um assaltante que pertenceu ao grupo chamado “La Profesa”.

Ele roubou uma das principais joalherias da cidade do México e matou Tomas Hernandez Aguirre, cortando sua garganta. Martinez não conseguiu fugir e foi condenado à prisão de Belén.

FIGURA: Preparando la fuga de Bruno Martinez.
FONTE: UNIVERSITY LIBRARIES, on-line.


A gravura “Preparando la fuga de Bruno Martinez”, realizada por Posada, mostra um homem sussurrando ao ouvido de Martinez e três soldados ao fundo, momentos antes de fugir da prisão.


FIGURA: Corrido: Fusilamiento de Bruno Martinez.
FONTE: ART OF THE PRINT, on-line.


O corrido: “Fusilamiento de Bruno Martinez” foi gravado por Posada em 1892, mas só foi publicada em 1943 na Cidade do México por Arsacio Vanegas Arroyo. Na ilustração, vemos o esquadrão de fogo preste a fuzilar Martinez.


FIGURA: Cartaz: Fusilamiento de Bruno Martinez.
FONTE: FONDO EDITORIAL de La Plástica Mexicana: 263


Já na gravura deste cartaz, percebemos o esquadrão de fogo com seis soldados executando Jesús Bruno Martinez, que cai ao chão segurando um crucifixo, cujos olhos estão voltados fixamente para o alto. No canto direito existem três testemunhas e um padre, que observam este fuzilamento. Esses personagens, retratados por Posada, simbolizam que diversas pessoas presenciaram o fuzilamento de Bruno Martinez.

Nenhum comentário: